top of page
Buscar

ŚAUCAM - PURIFICAÇÃO

  • Foto do escritor: Juliana Figueira
    Juliana Figueira
  • 13 de set. de 2016
  • 2 min de leitura

Śaucam (shaucham) contempla a purificação do yogui. Com a prática deste preceito, assumimos o compromisso de manter a limpeza do nosso corpo, da nossa mente e do nosso espírito para que possamos viver de forma plena e feliz.


O yoga possui técnicas de limpeza que são conhecidas como ṣaṭkarman (ou as seis técnicas de limpeza), que são: a limpeza das vias aéreas, do estômago, do intestino, dos olhos e da boca. Essas são técnicas de limpeza do corpo, mas também reverberam na mente e no espírito. Ao adotarmos uma rotina de limpeza através delas, percebemos uma grande purificação interior.


Uma outra maneira de purificar nosso ser é através da alimentação. Aquilo que ingerimos alimenta nosso corpo e promove energia vital, o que reflete diretamente em nossos estados mentais e emocionais. Por isso, é importante prestar atenção ao que ingerimos e como ingerimos. Para isso, temos os conhecimentos do Āyurveda (a milenar medicina indiana) aliados ao yoga, que nos ajudam a manter a pureza e o equilíbrio do corpo e da mente através de uma alimentação equilibrada.


Outra forma de purificação é por meio dos estímulos que são absorvidos pelos outros sentidos da percepção: visão, olfato, tato, etc. Portanto, para nos mantermos purificados, é necessário filtrarmos aquilo que permitimos acessar através dos sentidos. Precisamos estar atentos àquilo que ouvimos, vemos e falamos.


Todos estes estímulos têm impacto em nossa mente e, a depender das coisas com as quais nos relacionamos, nossas mentes podem se tornar claras e iluminadas ou turvas e emburrecidas. Logo, aquilo que escolhemos ver, ouvir, sentir, degustar e falar tem um impacto sobre a pureza do nosso ser.


Śaucam é purificar também os pensamentos através de uma atenção unidirecionada, voltada à contemplação da plenitude do ser, quando é possível reconhecer nossa verdadeira natureza e viver a partir dela. Livre de condicionamentos e identificações. Um dos caminhos para isso é a meditação, já que esta nos ajuda a desenvolver uma mente clara e desperta, apta à realização da liberação (mokṣa).


Contudo, a meditação não é uma tarefa fácil, pois requer disciplina e esforço. Mas, ao nos esforçarmos para adquirir o hábito diário da meditação, percebemos uma mudança radical no comportamento da nossa mente e dos nossos estados internos.


De tempos em tempos, muitas pessoas se recolhem em retiros para purificar o corpo-mente. Praticam voto de silêncio. Ficam dias sem qualquer contato com o externo. Isso tudo é muito válido. No entanto, este contato com a serenidade pode ser alcançado bem mais perto do que imaginamos. Fazer uma pausa no nosso dia a dia, permanecer apenas dez minutos de olhos fechados e em silêncio já produz resultados benéficos em nosso corpo-mente. Fazer caminhadas junto à natureza — em silêncio, apenas contemplando — nos harmoniza. Contemplar a natureza é contemplar a ordem natural da vida.


Por isso, para adotar Śaucam, fuja das vibrações baixas, das conversas inoportunas, das músicas e filmes agressivos. Desligue a televisão e escolha um bom livro para ler. Cultive amizades sadias. Traga a consciência para os seus atos. Compreenda essas purificações no corpo e, em seguida, o coração também será purificado. Quando o coração é puro, somos plenos.


Harih Om!


 
 
 

Commentaires


bottom of page