SVĀDHYĀYA - AUTOCONHECIMENTO
- Juliana Figueira
- 3 de out. de 2016
- 2 min de leitura
Quando se inicia uma prática como o yoga, muito se ouve falar em autoconhecimento. No entanto, sempre me pergunto se todos nós sabemos exatamente o que isso significa.

Este é um termo bastante usado com propósitos espirituais, que promovem conhecimento e desenvolvimento pessoal. Mas será que paramos para pensar sobre seu real significado e como alcançá-lo?
A palavra autoconhecimento possui interpretações que muitas vezes nos confundem. Por exemplo, a palavra autoconhecimento poder ser entendida como o conhecimento de si mesmo (derivada do termo inglês “self-knowledge”), mas também o prefixo “auto” dá um sentido de “algo que se faz sozinho”. Portanto o “auto” aqui tem o mesmo significado de autodidata, aquele que aprende sozinho ou automático, aquele que se move sozinho.
Ficamos com a ideia então, de que o autoconhecimento deve ser um despertar natural e autônomo. No entanto, a proposta de autoconhecimento que o yoga nos inspira, não é algo que se alcança sozinho. Dentro da filosofia do yoga a realização da identidade verdadeira não é um caminho solitário nem tão pouco mecânico.
Existe toda uma tradição que nos apoia neste sentido e que é essencialmente baseada nas experiências interpessoais, nos relacionamentos cotidianos e no conhecimento por meio dos ensinamentos sagrados.
Assim é na tradição do yoga. Conhecer a si mesmo passa pelo o outro espelhar nossa verdadeira natureza. Nas relações interpessoais, nos “re-conhecemos”. As relações que estabelecemos com o outro e com o conhecimento que está a nossa disposição, através da sabedoria e relatos daqueles que se dedicaram a compreender e vivenciar as experiências do Ser, norteiam nossa compreensão da vida.
É claro que este auxilio não nos abstém da investigação interna, da auto-observação e do discernimento, é preciso que estas vias andem de mãos dadas. Você se observa, observa as reações que surgem ao relacionar-se com o outro, observa o outro e através do conhecimento e da análise, a mente compreende e a libertação é possível.
Este processo de autoconhecimento é conhecido como Svādhyāya (Suaadyaaya). Svādhyāya pode ser entendido de duas maneiras, tanto como o auto-estudo, a auto-observação, como o estudo dos ensinamentos sagrados.
Este é o verdadeiro autoconhecimento, a combinação da auto-observação (do nosso corpo, da nossa mente, das nossas ações e reações, dos nossos pensamentos e emoções) com o conhecimento sagrado e os ensinamentos daqueles que iluminam nossos caminhos com sua sabedoria. Portanto, autoconhecimento na tradição do yoga é um conhecimento integral que se dá de forma multifacetada, afinal, estamos todos interconectados, e assim sendo, conhecer a si mesmo é conhecer o todo, assim como conhecer o todo é conhecer a si mesmo. Harih Om!
Comments