VAIRAGYA - DESAPEGO
- Patricia Perez
- 29 de jul. de 2016
- 2 min de leitura
Vairagya (desapego) é um estado interno, mental. Um homem pode permanecer no mundo em meio ao luxo e riquezas, e ainda assim pode possuir perfeito Vairagya.

Vairagya é o oposto de Raga (apego) aos objetos, idéias, conceitos, ilusões, auto-afirmações do Ego, portanto, não está somente relacionado a coisas materiais ou bens.
Vairagya é a indiferença ao prazer, se eu tenho ou não tenho, isto não desequilibra minha mente, eu não sofro.
Swami Dayananda nos ensina que o verdadeiro desapego consiste em ver as coisas do jeito que elas são, e em perceber a realidade como ela é, tirando todos os valores subjetivos que nós mesmos colocamos no mundo e nas situações que vivemos.
Vairagya, o desapego, é o processo de compreensão da inutilidade do esforço em lutar por conseguir ou manter esses objetos materiais ou ilusórios que nunca irão nos proporcionar a felicidade, a realização ou a plenitude que todos estamos buscando.
Swami Sivananda também nos ensina que Vairagya é nascida de Viveka (discriminação, despertar) entre Nitya e Anitya (eterno e não eterno), Sat e Asat (real e irreal).
Refletindo sobre isso, você pode distinguir o que é real e o que é irreal. Observando se sua mente esta mais inclinada ao conhecimento discriminativo versos inclinada a momentos de prazeres sensoriais ou realidade auto-criada (desconectada da fonte).
Portanto Vairagya surge da discriminação, investigação e análise. Através deles, a mente é afastada de prazeres não duradouros.
Por outro lado, total libertação de seus pertences e até mesmo viver como um renunciado pedindo esmolas não constitui real Vairagya sem discriminação, investigação e análise.
Nós só podemos nos desapegar de algo se encontramos algo mais amplo. Temos que ampliar a mente, ser mais tolerante. E nos perguntar em qual direção estamos indo?
Será que eu estou pronto para o desapego ou vou abandonar o processo pela metade?
Temos que enfrentar o que nos incomoda em nosso processo de desenvolvimento. Temos que enfrentar os desconfortos. Temos que nos apegar a nossas obrigações (relacionadas ao Dharma). Sair de uma relação destrutiva, para não atrair outra igual.
A completa satisfação da mente ocorre quando você sabe que a felicidade não vem de algum lugar. Mas do seu interior.
Vairagya resultará de uma série de práticas que culminam em uma relação de superação.Conseguindo ser reforçada através do estudo de livros espirituais, satsanga e viveka(discriminação).
Vairagya ajuda a concentração da mente. Se você tem Vairagya, todas as outras virtudes virá por si só.
Patanjali Maharshi diz: Abhyasavairagyabhyam tannirodhah - "A mente é controlada pela Meditação ou Sadhana e Vairagya".
Eles são as duas asas de um aspirante a voar alto para desenvolvimento espiritual e unidade com Deus.
Comments